CANCELADO O JOGO ENTRE A GUINÉ-BISSAU E A ANGOLA

O jogo amigável entre a seleção de futebol da Guiné-Bissau e a de Angola, que deveria ter lugar hoje em Portugal, foi cancelado, devido à falta dos resultados dos testes ao novo coronavírus dos jogadores da turma da Guiné-Bissau e demais estruturas da delegação do país, de acordo com o relato dos jornalistas presentes no estádio municipal de Óbidos, onde deveria ter decorrido o encontro.



Devido a pandemia de covid-19, foi estabelecido que para realização dos jogos de futebol as equipas, no mínimo, devem realizar o teste 48 horas antes do jogo, mas segundo a informação apurada pelo Jornal O Democrata, a seleção não efetuou o teste, embora alega que fez testes esta manhã.

O embate entre as duas seleções lusófonas serviria de preparação para a dupla jornada de qualificação ao Campeonato Africano das Nações a realizar-se nos Camarões em 2022.

Em declarações aos jornalistas, o diretor da Federação Angolana de Futebol, Nelson Nascimento, confirmou o cancelamento do jogo entre as duas equipas dos dois países com laços de amizade, embora lamente o sucedido.

“Lamentamos que não haja o jogo. É uma posição que decidimos tomar para respeitar um dos protocolos de prevenção assumidos pelas três seleções, Angola, Moçambique e Guiné-Bissau neste minitorneio. Como sabem o mundo está a passar pelo problema sério da covid-19 e uma série de medidas tem vindo a ser tomadas como forma de preservar e garantir a integridade e saúde dos jogadores”, explicou Nelson Nascimento.

Nascimento garantiu que Angola cumpriu os requisitos exigidos e acusa a Guiné-Bissau de falta de vontade de realizar os testes à covid-19 no sentido de poupar dinheiro para o regresso ao país.

Em reação, o vice-presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, Celestino Gonçalves, confirmou que a delegação guineense fez os testes  como recomendam as instâncias competentes, embora admita que a estrutura estava a esperar da chegada dos resultados.

Em relação à acusação do responsável angolano, Gonçalves disse que aquela estrutura não tem competência de se imiscuir nos assuntos da Guiné-Bissau.

O responsável angolano explicou que a Guiné-Bissau efetuou apenas hoje, às 11:00, a despistagem para o novo coronavírus, e que os testes ainda seguiram para um laboratório no Porto, não estando previstos resultados dos mesmos em tempo útil.

De recordar que no âmbito dos jogos amistosos, a Guiné-Bissau venceu no passado dia 08 do mês em curso a seleção de Moçambique por 1-0, graças ao golo de Bura.

A Guiné-Bissau, que integra o grupo I de qualificação para o CAN, perdeu, em novembro de 2019, por 3-0 na visita ao Congo, na segunda jornada. 

No próximo mês, a turma nacional defronta na terceira jornada o Senegal, que lidera o grupo com seis pontos.


Por: Alison Cabral

O GOLO GB

Partilhe no Google Plus

0 comentários:

Publicar um comentário