COVID-19: CIPRIANO CÓ LANÇA RECOMENDAÇÕES DE TREINAMENTO E PREVENÇÃO AOS ATLETAS

O Docente e ex-director do serviço de alto rendimento, Cipriano Có lançou recomendações de treinamento e prevenção sobre o Coronavirus aos atletas neste momento em que as actividades desportivas estão interrompidas. Entre os temas abordados, deve-se destacar a importância de uma boa higiene, da alimentação saudável e da qualidade do sono. 


A Federação guineense de Futebol suspendeu na passada quinta-feira, 19 de Março, todas as atividades desportivas no pais, com vista à prevenção da propagação do novo coronavírus (COVID-19).

Cipriano Co Marcos falou quais foram as recomendações para as atividades dos jogadores em casa e revelou preocupação com a falta de uma previsão à volta dos trabalhos coletivos. 
"É importante destacar a necessidade da continuidade do treinamento, mesmo com as dificuldades que estamos passando. Procuramos apresentar sugestões que contribuam para a efetividade do treinamento, minimizando os impactos na mudança de rotina dos atletas. Nosso objetivo é auxiliar e orientar atletas, para reduzir ao mínimo as perdas físicas e o risco de lesão.”, Explica o gerente-executivo de Alto Rendimento.

Eis as recomendações param as atletas:
- Corrida pelo menos 30 min / dia ou 3x por semana para se manter ativo.
- Variar trajetória de corrida
- Variar de ritmo por exemplo treino intervalado ( com intervalo de descanso e mudança de ritmo )
- Evitar estar nos locais de aglomeração. 
- Evita correr junto à estrada por causa de fumo de carro.
- Procurar espaço verde sem poeira.
- Evitar pernoitar, consumir álcool e sexo (desgasta).
- Procurar descansar e dormir bem. 
- Procurar sumos naturais (limão, laranja etc.. Por causa vitamina C).
- Comer arroz (por causa hidrato carbono 1 fonte de energia); Batata-doce, mandioca, bananas, tifa (por causa de trânsito intestinal e contém fibras).
-Treino forca: sentar levanta na cadeira 2x 20 repetições, Sentar na parede isométrico (2x 30 segundo), 
-Abdominais com pernas dobradas 2x 30 repetições.
- Posição de gato ( 4 apoio) estica pé esquerda pá trás e mão direita, bu tá alterna perna e braço (super Homem ou super mulher).

"Assim que ultrapassarmos essa etapa, temos que levar em consideração o retorno aos treinamentos técnicos de alta intensidade, que devem ser de forma gradual. Todos estarão em condições para suportarem os treinamentos, foco principal ao sairmos dessa crise”, Cipriano Co.

De salientar que Cipriano formado em exercícios de saúde (Fisiologista de exercício) pela FMH- Faculdade da motricidade Humana da Universidade técnica de Lisboa. 

Partilhe no Google Plus

0 comentários:

Publicar um comentário