ZIDANE BANJAQUI DISPONÍVEL PARA VESTIR A CAMISOLA DOS DJURTUS

O médio guineense de 21 anos de idade, Zidane Agustini Banjaqui mostrou-se ansioso para representar a selecção nacional de futebol da Guiné-Bissau (Os Djurtus), caso fosse opção da equipa técnica liderada pelo selecionador Baciro Candé.



Numa entrevista à O Golo GB esta quinta-feira, 23 de Janeiro, o médio ofensivo guineense Zidane Banjaqui que actua na Primeira Liga Portuguesa ao serviço do Desportivo das Aves, manifestou a sua total disponibilidade de representar a seleção da Guiné-Bissau, apesar de nascer em Portugal e nunca teve oportunidade de conhecer a Guiné-Bissau, mesmo assim não escondeu a sua ansiedade em vestir as cores nacionais.

“Apesar de eu nasci em Portugal e ainda nunca teve oportunidade de viajar para a Guiné-Bissau, mas estou com enorme prazer de representar a seleção do meu país, espero fazer isso quando surgiu uma oportunidade de eu ser chamado para representar a Guiné-Bissau na base da legalidade estarei disponível para fazer isso, basta a convocatória ser entregue formalmente e as autoridades desportivas guineenses entrarem em contacto comigo, e com o meu clube através da convocatória formal eu estarei a cem por cento para dar minha contribuição para Os Djurtus”, disse.

Na mesma ocasião, Banjaqui revelou que uma pessoa ligada ao Governo através da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto já tinha conversado com ele uma vez para representar uma das camadas da selecção nacional, mas depois disso, segudo ele, não houve mais um contacto com ele sobre a seleção, tanto por parte da Federação de Futebol da Guiné-Bissau, assim como da equipa técnica dos Djurtus.

"Mas eu estarei sempre aberto e a espera da minha oportunidade de ser convocado para a seleção nacional da Guiné-Bissau".

Quanto a qualificação para Taça das Nações Africana (CAN- Camarões 2021), Banjaqui mostrou-se confiante na qualificação dos Djurtus pela terceira vez consecutiva para o maior evento do futebol africano. Neste momento a seleção nacional conta com uma vitória e uma derrota já em dois jogos realizados.

O Golo GB soube que Banjaqui começou a época desportiva 2019/2020 ao serviço dos sub'23 de Aves, mas devido ao seu grande desempenho na Liga Revelação acabou por merecer a confiança da estrutura técnica da equipa principal do Clube Desportivo de Aves, e foi chamado pelo treinador de Aves,.Nuno Mantas para integrar a equipa principal, onde já teve oportunidade de estrear-se na Liga NOS desta época desportiva no dia 30 de Novembro do ano passado no Estádio Joaquim de Almeida na derrota dos Avenses frente a Moreirense por [3-2], e a partir dessa altura Zidane Banjaqui ganhou o espaço no onze inicial em vários jogos da Primeira Liga.

Até neste momento, Zidane fez 6 jogos na equipa principal do CD Aves num total de 448 minutos na Liga NOS e um golo marcado, e na Liga Revelação dos sub'23 realizou 16 encontros que corresponde a 1359 minutos e 1 golo marcado.

Actualmente é uma das peças mais influentes na equipa de Aves, no sistema táctico de Nuno Mantas.

De recordar que na 17ª jornada que encerrou a primeira volta da Primeira Liga Portuguesa, Zidane Banjaqui estreou-se a marcar na maior competição de clubes de futebol português na vitória de CD Aves por [3-0] frente a Portimonense, em que foi eleito como melhor jogador em campo.

© Idjé da Costa
O GOLO GB


Partilhe no Google Plus

0 comentários:

Publicar um comentário