DJURTUS: ZEZINHO É REI DE ASSISTÊNCIAS NO CAMINHO DO CAN'2019


O capitão dos "Djurtus", José Luís Mendes Lopes (Zezinho), é o jogador da selecção nacional com mais assistências na caminhada de apuramento da turma nacional para a Taça das Nações Africanas (CAN-Egito'2019).


O Estádio Nacional "24 de Setembro" é palco talismã do capitão da selecção nacional de futebol 'Djurtus', Zezinho Lopes.

O craque do meio campo guineense que atualmente joga na FK Senika da Eslováquia foi muito decisivo na qualificação dos Djurtus pela segunda vez consecutiva para a fase final do Campeonato Africano das Nações, na qual fez três (3) assistências que deu 3 golos aos Djurtus no apuramento através de bolas paradas, ou seja, na transformação de livres.

No jogo inaugural da fase de grupos, no grupo (K) de qualificação para a Taça das Nações Africanas no Estádio Nacional "24 de Setembro" em Bissau, o capitão dos Djurtus começou por desenhar as suas assistências frente a selecção da Namíbia, onde a turma nacional venceu por uma bola a zero. Zezinho fez assistência para Eddi Gomes, na altura estreante, fazer o único golo da partida aos 23 minutos, através dum livre.

A segunda assistência do capitão dos Djurtus foi no dia 10 de Outubro de 2018 frente a Zâmbia no Estádio Nacional '24 de Setembro', que deu no segundo golo dos Djurtus na vitória por duas bolas a uma frente aos "Chipolopolos" da Zâmbia, na quarta jornada de qualificação, do mesmo jeito através dum livre indirecto e Toni Sá Brito desviou para o fundo das redes.

A última assistência do craque da turma nacional na fase de qualificação para CAN-Egito'2019, aconteceu no jogo da sexta e última jornada do grupo (K) , frente aos Mambas de Moçambique, no Estádio Nacional '24 de Setembro', onde os Djurtus empataram diante dos moçambicanos por duas bolas, quando a selecção nacional estava em desvantagem de dois golos.

Segundo dados estatísticos que o portal O GOLO GB elaborou, Zezinho contou com três assistências decisivas de golos para qualificação dos Djurtus rumo à terra dos Faróis.

Zezinho conta actualmente com 31 internacionalizações na seleção nacional e marcou dois golos, todos no Estádio Nacional '24 de Setembro' na qualificação para o CAN'2017, um frente a Congo Brazzaville e outro frente a Zâmbia.

Zezinho é um dos jogadores mais antigo na seleção nacional de futebol, desde a era do selecionador português Luís Norton de Matos, que começou esta campanha dos Djurtus nas competições internacionais, continuando depois com Paulo Torres e agora com Baciro Candé.

Zezinho é o primeiro jogador guineense eleito como 'Melhor em Campo' numa fase final do CAN. A proeza aconteceu no Gabão em 2017, logo no jogo inaugural da competição frente ao país anfitrião, Gabão, num empate [1-1] entre as duas seleções.

© Idjé da Costa


Partilhe no Google Plus

0 comentários:

Publicar um comentário