INTERNACIONAL GUINEENSE PAVEL VIEIRA TERMINA O CURSO DE TREINADOR EM LIVERPOOL


O médio  internacional guineense Pavel Vieira concluiu na semana passada o curso de nível 1 de treinador de futebol em Liverpool, ainda como jogador a alinhar na Aairbus UK da segunda Liga de País de Gales que actualmente lidera o referido campeonato.

Numa entrevista exclusiva ao portal desportivo SOU DJURTU, Pavel Vieira infromou que o curso foi ministrado pela federação Inglesa de futebol e é Nível 1 de treinador de futebol que lhe permite trabalhar em qualquer academia com os jogadores de 7 anos a idade de sénior. Segundo Pavel, este curso não lhe permite orientar uma equipa profissional porque para tal é necessário ter o Nível 2 que brevemente iniciará em Janeiro e o seu sonho é não apenas ficar por aqui, mas sim, conseguir se formar ao nível ""UEFA B"" carteira que permite dirigir os jogos na liga dos campeões e todas as competições da UEFA.

"Na Inglaterra a experiencia foi difícil e é difícil para os jogadores com o nível técnico mais elevado que o nível físico porque em Inglaterra a primeira coisa que avaliam no jogador é o seu estado físico que deve ser compatível a exigências do futebol Inglês. Não consegui integrar nos primeiros tempos e a minha passagem pelos clubes como Prescot Cables me ajudou bastante em adptação e depois segui para Itália. Quando cheguei a Itália, fisicamente eu era um dos jogadores mais aptos devido ao nível de trabalho físico acumulado em Inglaterra." afirmou Pavel Vieira 

Questionado sobre o ponto mais alto da sua carreira, Vieira reconheceu que um dos pontos mais altos da sua carreira com a exceção da passagem pelo Olhanense da primeira liga portuguesa e a sua chamada para a seleção nacional da Guiné-Bissau onde igualmente não fez tantos jogos, foi em Bangor City da primeira liga de país de Gales onde viveu primeiros momentos enquanto profissional de futebol, tendo igualmente realizado vários jogos.

De recordar que Pavel Vieira com apenas 18 anos de idade foi convocado à seleção da Guiné-Bissau. Na altura Pavel foi chamado para a equipa principal de Olhanense, onde teve a oportunidade de se estrear na primeira liga. Depois da saída de Daúto Faquirá de Olhanense, e com a vinda dum novo treinador Pavel Vieira recebeu a proposta de primeira liga de País de Gales e não exitou contudo a sua adaptação não foi fácil devido aos motivos acima expostos.

Pavel Vieira de 26 anos, teve ainda a passagem por Espanha, Itália e actualmente está a jogar em País de Gales onde igualmente começou os estudos académicos para o técnico profissional de futebol, contudo ele ainda não pendurou as botas e nem pensa para breve deixar de jogar o futebol. Segundo Pavel, começou o curso de treinador de futebol porque enquanto futebolista já não tem grandes sonhos devido à vários problemas que passou na sua carreira, mas sendo o sector que ele gosta, decidiu começar o curso de treinador para não ficar nunca afastado do futebol.

De salientar que Pavel Vieira foi convocado três vezes para a seleção nacional na era Norton de Matos, esteve na convocatória para o jogo com Guiné-Equatorial realizado em Lisboa no estádio de Restelo onde igualmente estreou pela seleção nacional, esteve entre os convocados para o jogo de apuramento para o CAN-2012 frente a Uganda em Campala mas não somou nenhum minuto e a última vez que foi convocado foi para o jogo de encerramento da campanha de qualificação frente a Angola em Bissau, mas não integrou a comitiva para Bissau.

Desde esta altura, Pavel não foi de novo convocado para a seleção nacional, mas afirmou que nunca se arrependeu por ter escolhido a seleção nacional, contudo na sua primeira convocação para os Djurtus, tinha sido chamado para a seleção sub-19 portuguesa, mas optou pelas cores nacionais porque não vê nada mais especial do representar o seu país e mesmo sendo agora faria a mesma escolha.

in Sou Djurtu
Partilhe no Google Plus