ALFA SEMEDO É PRIMEIRO FUTEBOLISTA GUINEENSE A MARCAR NA CHAMPIONS

ALFA SEMEDO É PRIMEIRO FUTEBOLISTA GUINEENSE A MARCAR NA CHAMPIONS
O jovem futebolista, Alfa Semedo, tornou-se esta terça-feira (02.10), à noite, primeiro jogador da Guiné-Bissau a marcar um golo na Liga dos Campeões europeus, dando vitória ao Sport Lisboa e Benfica por 3-2 frente AEK de Atenas, na Grécia, num jogo a contar para a segunda jornada da competição.

Comparado ao francês Paul Pogba, Semedo entrou aos 62 minutos da partida para ajudar Germán Conti, Cristián Lema e restantes colegas do sector recuado, isto após a expulsão de Rúben Dias, mas acabou por ser decisivo na partida, após uma jogada individual, o médio guineense disparou forte e colocado para o fundo da baliza e sem hipóteses para o guardião grego, Vasilios Barkas, aos 74 minutos.

Além dos três pontos, Semedo permitiu ao Benfica encaixar 2.7 milhões de euros, valor atribuído pela UEFA por cada vitória na fase de grupos.

Visivelmente satisfeito no final da partida em Atenas, o antigo jogador da Academia “Fidjus Bideras” da Guiné-Bissau, Semedo destacou a importância do resultado desta terça-feira, lembrando as indicações que recebeu do treinador Rui Vitoria antes de entrar em campo.

«Entrei para ajudar a equipa. Calhou fazer um golo – estou muito feliz pela equipa e pela estreia importante com golo. Mais importante é conquistar os três pontos. O que me pediu o treinador? Para entrar, ajudar a equipa, defender bem e sair em contra-ataque», disse Semedo em declarações à TVI, destacando a importância deste triunfo sobre o AEK:

– É muito importante porque sabemos que cada ponto vale muito, e estes três pontos são muito importantes para o resto da nossa caminhada. Próximo jogo com AEK? Todos jogos são complicados, todas as equipas jogam para ganhar, ou pontuar.

O médio defensivo de apenas 21 anos de idade, oriundo da “Academia Fidjus de Bideras” para o Seixal, onde jogou nos juniores do Sport Lisboa e Benfica, registou as passagens por Vilafranquense, Moreirense, isto antes de se retornar as “Águias” e para a equipa principal, é considerado uma das grandes jovens promessas do futebol europeu, devido à sua segurança na interceptação das investidas ofensivas dos adversários, sua agilidade nas trocas de passes, sua forte compleição física e a sua obediência tática.

Semedo que seguiu para Portugal, através do agente Adilé Sebastião (vulgo Kabi), em 2014, é visto por muitos observadores desportivos como um dos jogadores guineenses com uma grande margem para pode singrar no futebol europeu.

Em declaração a Antena 1 de Portugal, esta quarta-feira (03.10), em Lisboa, o agente “Kabi” recordou o momento vivido após o golo do jovem guineense e mostrou toda a sua alegria ao jornalista Alexandre Afonso.

“Foi o momento único e indescritível, porque foi o culminar de muito trabalho e ver as coisas acontecerem desta forma é muito bom. Marcar na Liga dos Campeões, a visibilidade é ainda maior, mas isso leva o aumento da responsabilidade para o Alfa. Mas ele está muito bem entregue e tem a sorte de estar num clube como o Benfica, onde o seu percurso está a ser monitorizado e acompanhado pela estrutura do clube”, referiu Sebastião.

De recordar que Alfa Semedo foi contratado ao Moreirense e assinou contrato com o Benfica válido para as próximas cinco temporadas, até 2023.

Por: Alison Cabral
Partilhe no Google Plus