TIGRES DE SÃO DOMINGOS CONFIRMADOS NA SEGUNDA LIGA 2017/2018


O Conselho de Disciplina da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (CD/FFGB) efetivou ontem, 06 de julho 2017, a descida da equipa dos ‘Tigres’ de Fronteira de São Domingos à Segunda Divisão. A decisão vem expressa numa deliberação do CD/FFGB traduzida em comunicado [número 150] daquela entidade que rege o desporto-rei guineense.

Segundo o comunicado da federação difundido pela Radiodifusão Nacional, os rapazes comandados pelo jovem técnico Noar António dos Santos (Nú), somaram 27 pontos na tabela classificativa a par do Sporting Clube de Guiné-Bissau, que permaneceu na ‘Guines-Liga’.

No entanto, informa ainda o comunicado que os leões da capital vão permanecer na Primeira Liga do campeonato nacional, devido à vantagem que arrecadou no confronto direto com os ‘Tigres’ de São Domingos. Na 1ª volta do campeonato nacional, Sporting de Bissau derrotou a equipa de São Domingos (Sporting 5 – 1 São Domingos) e na 2ª volta empataram a zero bolas (São Domingos 0 – 0 Sporting).

Para além de São Domingos, mais duas equipas desceram também para a segunda liga nesta época desportiva 2013/2017, designadamente: Futebol Clube de Mavegro [com 23 pontos] e Estrelas de Cantanhez [com 20 pontos]. Para as vagas deixadas pelos clubes em causa, entraram para o maior escalão do futebol guineense as formações de: Flamengo de Pefine; Futebol Clube de Sonaco e Desportivo de Farim (Campeão da Segunda Divisão).

No mesmo documento, a FFGB anunciou o agendamento para próximo domingo, 09 de julho 2017, a final da Taça da Guiné-Bissau em futebol, numa partida que vai pôr frente a frente as formações de União Desportiva Internacional de Bissau (UDIB) e Futebol Clube de Canchungo, o encontro terá lugar no Estádio Lino Correia.

Eis na íntegra a classificação final do campeonato nacional da primeira divisão 2016/2017, publicada pela federação de futebol:

1.º Benfica 62 pontos (Campeão)

2.º Bula 46

3.º Cuntum 43

4.º Bafatá 43

5.º UDIB 38

6.º Bambadinca 37

7.º Porto 34

8.º Mansoa 32

9.º Pelundo 31

10.º Canchungo 30

11.º Sporting 27

12.º São Domingos 27

13.º Mavegro 23

14.º Cantanhez 20

Recorde que os ‘Tigres’ de Fronteira de São Domingos, numa entrevista ao semanário ‘O Democrata GB’, ameaçaram, através do seu técnico, Noar António dos Santos, que se a decisão da Federação Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), sobre quem desce ou não da divisão, fosse a favor dos Leões de Bissau iriam retirar-se de todas as provas nacionais na próxima época desportiva 2017/2018.
jovem técnico de São domingos, Noar António dos Santos

Ainda a’O Democrata, Noar revela que os dirigentes do clube nortenho prometeram avançar com uma queixa-crime contra a instituição que rege o futebol nacional caso mantivesse a intenção, confirmada ontem, 06 de julho pela federação de futebol.

O GOLO GB
Partilhe no Google Plus