CAN-2017 ‘NÃO TERMINOU’ NA GUINÉ-BISSAU

A Escola Nacional da Educação Física e dos Desportos (ENEFD) promove nos dias 22 e 23 de abril um simpósio sobre a participação da Guiné-Bissau no Campeonato Africano das Nações em futebol – CAN-Gabão’2017, subordinado ao lema ‘CAN Ka Kaba’, em português ‘CAN não terminou’.

O encontro que reunirá governantes, patrocinadores e desportistas nacionais servirá de um fórum de debate para analisar os pontos altos e baixos da participação da seleção nacional de futebol no CAN’2017, assim como perspetivar as futuras participações dos ‘Djurtus’ em outras competições.

O evento que terá como palco central o anfiteatro de ENEFD contará ainda com as presenças do presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Irénio Nascimento Lopes (Manelinho), um representante do ministro da economia e finanças e de um representante do ministério da cultura e desporto. Como a FFGB é a entidade onde o foco do simpósio estará centrado, o diretor-técnico, Gerónimo Gomes, marcará sua presença para abordar os aspetos técnicos da seleção nacional no CAN.

Ainda o selecionador nacional de futebol, Baciro Candé, terá a oportunidade de expor o seu ponto de vista sobre a formação que comandou no CAN’2017, assim como indicar as perspetivas para o futuro dos ‘Djurtus’ num olhar técnico.

O sociólogo Dautarim da Costa fará uma análise sociológica da participação dos ‘Djurtus’ no CAN’2017. Os patrocinadores da seleção nacional terão palavra para darem suas opiniões no domínio de patrocínio.

Recorde-se que a seleção nacional cumpriu a sua estreia absoluta numa fase final do Campeonato Africano das Nações no CAN’2017 que decorreu no solo gabonês de 14 de janeiro a 5 de fevereiro deste ano.

Os ‘Djurtus’ conseguiram um empate e duas derrotas em três jogos realizados no grupo A da trigésima primeira (31ª) edição do CAN. No grupo da turma nacional constavam as seleções de Gabão (anfitriã, que empatou a uma bola com os ‘Djurtus), Burkina Faso, com a qual perdemos por duas bolas sem resposta e a seleção camaronesa campeão da prova, que derrotou os comandados de Baciro Candé por 2-1.

O Golo GB/O Democrata GB
Partilhe no Google Plus