A comitiva da Federação de Futebol da Guiné-Bissau liderada pelo 3º vice presidente Celestino Gonçalves vulgo TINÓ, integrado por Bonifácio Malam Sanha membro do comité executivo da federação, Seleccionador nacional Baciro Candé e monitorizado por MAMADÚ SARIFO DJALÓ encarregado da Federação Nacional de Futebol para angariação dos apoios e patrocínios para os Djurtus, estava de visita de trabalho no solo Gaulês desde princípio desta semana terminou ontem a missão tendo obtido grandes resultados soube ´´Sou Djurtu´´ através duma fonte Federativa.
A visita tinha muitos objectivos e entre as quais destacamos os seguintes:
1- Convencer os jogadores originários da Guiné representar à Seleçao Nacional;
2- Criar protocolos de parceria na área de formação de técnicos nacionais;
3- Procurar patrocínio para a seleção nacional;
4- Estabelecer parcerias que permitam e troca de experiência entre clubes da Guineenses e Franceses.
5- Relançar o futebol nacional.
Segundo essa fonte, foram dias de trabalhos intensos e de grandes êxitos onde foi preciso percorrer milhares de quilómetros tanto dentro da capital Francesa como fora com o objectivo de cumprir a agenda do trabalho e eis os resultados:
-Quanto aos resultados obtidos, a nossa fonte apurou que são vários jogadores originários da Guiné-Bissau que já se mostraram a disponibilidade de representar as cores nacionais, a mesma fonte escusou-se de citar os nomes desses jogadores, mas brevemente alguns poderão ser conhecidos através da lista dos convocados para o jogo do dia 11 de novembro frente a CANADA que o selecionador anunciará sendo ele responsável pela seleção dos jogadores.
Ainda sobre os resultados a referida comitiva esteve de visita de trabalho na sede da Federação Francesa de Futebol onde tiveram um encontro com com os dirigentes federativos Franceses tendo abordado as questões relacionadas a parceria na área de formação dos técnicos nacionais, troca de experiência e entre outros assuntos que tocam com a vida de duas Federações, com o mesmo objectivo foi feito uma visita de trabalho a Sochaux e Racing club de Lens que considerados uns dos melhores clubes ao nível da formação dos jogadores na França e ambos no próximo ano visitarão à Guiné-Bissau.
![]() |
Encontro em Racing Club de Lens |
![]() |
Encontro na Federação Francesa de Futebol |
Finalmente o Selecionador nacional Baciro Candé concedeu uma grande entrevista a Rádio França Internacional no conceituado programa desportivo FOOT INTERNATIONAL, na qual falou da seleção nacional e do futebol guineense em geral permitindo assim expandir o nome da Guiné-Bissau ao nível internacional.
in Sou Djurtu